HISTÓRICO DA REVISTA FALAS BREVES

Oriunda de um processo regido pelas instituições federais de interiorização de suas IES, um dos campi da Universidade  Federal do Pará, o Campus Universitário do Marajó - Breves, localizado na cidade de Breves que fica no Arquipélago do Marajó, nasceu com o intuito de qualificar, em nível superior, principalmente os indivíduos marajoaras que, devido à localização geográfica e a condições econômicas, encontram inúmeras dificuldades para saírem de suas cidades, comunidades ribeirinhas, comunidades quilombolas e da área rural para cursar uma graduação  nos grandes centros urbanos. Dentre os cursos de licenciatura ofertados por este Campus, encontra-se o curso de Letras – Língua Portuguesa, coordenado pela Faculdade de Letras – FALE.


Uma das metas da Faculdade de Letras tem sido despertar no discente seu lado pesquisador.  Nesse sentido, investe bastante em eventos científicos nos quais os discentes e comunidade interessada podem apresentar e publicar nos Anais os resultados dos seus projetos – pesquisa, ensino ou extensão. Mas a meta ia além de publicação em Anais de evento, a meta visava às revistas científicas.


Contudo, no que tange à publicação, sabemos que, por exemplo, o número de revistas abertas é pouco para a quantidade de autores que querem, precisam publicar. Aliado a isso, no que tange ao Campus de Breves, ele vinha de uma cultura onde escrever e publicar não era o foco. Esse fato aliado à dificuldade, como é sabido, de ter artigos de graduandos aceitos para publicação, tornava a meta algo muito distante. Neste contexto, surge, em 2013, a ideia de uma revista científica que viesse a atender o Campus, não apenas à Faculdade de Letras. Sendo assim, pensando no público do Campus de Breves, em particular, no qual os cursos existentes são poucos e de áreas distintas (Pedagogia, Serviço Social, Ciências Naturais, Matemática),   a revista não poderia restringir apenas a estudos literários e linguísticos, pois, vejam bem, o Campus é muito pequeno, consequentemente o número de alunos, cursos, professores é exíguo, então não há como nos isolarmos, penso, dentro de nós mesmos. É preciso somar forças, estender as mãos para abraçarmos o máximo possível para tentar nos fazer grande e melhor enquanto instituição, enquanto Campus do Marajó, de Breves.

E foi pensando no todo, nos fatores internos e externos que regem alguns aspectos das IES que, sob as mãos da profa. Sandra Job e de dois discentes da turma de Letras 2011,   Edson S. Loureiro e Danilson Lima, nasceu e, em fevereiro de 2014, veio a público a primeira edição da Revista Falas Breves, que já na primeira edição foi abraçada de norte a sul do país. E lá se foram mais de 5 anos mantendo os seus objetivos iniciais: uma publicação anual, entre os meses de fevereiro a junho, de múltiplas e variadas falas. Ou seja, é uma revista de Breves  e de poucas falas, mas aberta a tod@s que  a Falas queiram somar.

 

 

Sandra Job

 Editora-chefe