DANÇA COMO RESISTÊNCIA POLÍTICA: O CARIMBÓ DE SOURE NA AMAZÔNIA MARAJOARA

Lygia Nazaré Marcelo Cassiano Bezerra, Lygia Daniela Cassiano Bezerra

Resumo


O presente trabalho pretende comunicar duas pesquisas em andamento – das autoras Lygia Nazaré [em nível de doutorado] e Lygia Daniela [em nível de graduação], ambas carimbozeiras e nativas do Marajó – acerca do Carimbó [dança e música] no município de Soure, onde os corpos em movimento dançante são atravessados por desdobramentos artísticos, históricos e políticos. Imersas nesse ambiente, as dançarinas, representantes de duas gerações de carimbozeiras, partem de seus próprios corpos dançantes (e dos corpos dançantes de seus pares), assim como do arcabouço teórico-metodológico da Antropologia da Dança, disponibilizado por Giselle Guilhon (orientadora da pesquisa de doutorado) para realizarem a pesquisa etnográfica e autoetnográfica. O Carimbó tem sido tema de discursos de resistência através de sua manifestação popular, dando origem a novas formas de compreensão das atuais políticas de identificação e/ou reconhecimento da cultura praticante, frente ao seu repertório artístico-cultural que, no cotidiano, revela práticas de pertencimento, identificando, naqueles que a praticam, guardiões e guardiãs do ‘carimbó de encantaria’ desse território.


Palavras-chave


carimbó; dança; resistência; ato político; discurso.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069