GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA SALA DE AULA: A PARTICIPAÇÃO DO LGBTQIA+ NAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ

Antonio Carlos Pereira Morais, Marcel Franco da Silva

Resumo


O presente artigo visa apresentar uma breve mostra a situação da participação do LGBTQIA+ nas escolas da região metropolitana de Belém do Pará, valendo-se, para isso, a aplicação de entrevista à docentes e levantamento bibliográfico para verificar a falta de engajamento do Estado e de movimentos sociais pró-LGBTQIA+ nas ações pedagógicas permanentemente. Para execução dessa atividade, valeu-se do método quantitativo e estabeleceu-se análises comparativas e críticas sobre as narrativas produzidas pelos agentes educadores, ministrante das disciplinas (Língua Inglesa e Ciências Biológicas) e rede de ensino (pública e particular) diferentes. Os sujeitos foram entrevistados no período de março de 2022, remotamente por meio do aplicativo WhatsApp.


Palavras-chave


LGBTQIA+; Movimentos Sociais; Órgãos Públicos; Contexto Escolar; Ausência.

Texto completo:

PDF



INDEXADORES


REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069