FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ABORDAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES

Andressa Graziele Brandt, Lucas Martini, Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira, Maria Carolina Zimpel

Resumo


No presente artigo, apresentamos reflexões desenvolvidas durante o processo de formação continuada de professores e estudantes de cursos de licenciatura de uma instituição de ensino de Santa Catarina para o estímulo ao pensamento crítico, por meio das práticas pedagógicas e educativas, a fim de contribuir para a formação de um estudante autônomo. Delimitamos como questão norteadora do estudo: como as práticas didáticas, educativas e de ensino contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes? O objetivo geral foi compreender e analisar como a formação continuada influencia o aprimoramento do conhecimento pedagógico dos(as) professores(as) acerca dos processos de ensino-aprendizagem e didáticos no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia por parte dos estudantes. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, seguiu a pesquisa descritiva, por meio da análise do conteúdo (BARDIN, 1997) e baseou-se na obra Pedagogia da Autonomia, do renomado educador Paulo Freire (2002), que fundamenta a temática em questão. Os resultados da pesquisa apontaram que o ensino por meio da problematização é uma das possibilidades para o desenvolvimento de práticas didáticas que estimulem a autonomia dos(as) estudantes, pois, por meio dessa estratégia de ensino-aprendizagem, eles(as) desempenham papéis ativos na construção do conhecimento, e o ensino passa então a ser centrado nos(as) estudantes, que deixam a condição de meros(as) coadjuvantes e passam a exercer o papel de agentes principais na produção de seus conhecimentos.  Portanto, por meio da formação continuada, os(as) professores(as) e os(as) estudantes compreenderam que um ensino fundamentado no desenvolvimento da autonomia discente é aquele que está centrado em experiências que estimulem nos estudantes a tomada de decisões, a responsabilidade, a liberdade, a pesquisa, o respeito, a cultura, a ética e a estética, ou seja, uma educação libertadora.


Palavras-chave


Didática. Formação Continuada. Pedagogia da Autonomia. Paulo Freire. Problematização.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069