PIBID inglês: uma experiência significativa de formação continuada

Juliane Regina Trevisol, Regivania Almeida Lima

Resumo


Este trabalho vem descrever um relato de experiência de participação como professora supervisora em um subprojeto de PIBID/CAPES em Letras – Língua Inglesa na UNEB Campus IV Jacobina. O subprojeto Oportunizando Perspectivas no Ensino da Oralidade em Inglês teve como objetivo fomentar o desenvolvimento da habilidade oral em inglês, permitindo um maior contato e fortalecimento dos participantes (tanto da educação básica quanto da licenciatura) neste idioma. Ele foi desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Padre Alfredo Haasler. A proposta teve como pressuposto metodológico a abordagem de ensino baseada em tarefas (tasks, em inglês) - Task-based language teaching (Ellis, 2004; Willis; Willis, 1996). As tarefas são atividades nas quais o aprendiz utiliza a língua-alvo para resolver determinado problema, jogar um jogo, etc. Como resultados, percebe-se que a participação como supervisora no subprojeto foi relevante, pois permitiu uma reflexão da prática pedagógica, através dos encontros de estudo, troca de experiências, leituras teóricas diversas e intervenções para o ensino da oralidade em inglês proporcionados pelo projeto. Isso tudo possibilitou à professora supervisora uma experiência enriquecedora e significativa de formação continuada, baseada na prática da pesquisa-ação que tem motivado uma melhor qualidade no ensino de língua inglesa na educação básica.


Texto completo:

PDF



INDEXADORES


REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069