Jessica Jones: remediação das graphic novels para a websérie

Jailda Passos Alves, Juliana Cristina Salvadori

Resumo


O presente artigo apresenta resultados do projeto de pesquisa de Iniciação Científica intitulado DESLEITURAS EM SÉRIES: JESSICA JONES E A DESESCRITA DOS GÊNEROS desenvolvido entre 2016-2017, financiado pela FAPESB/UNEB. Nesse trabalho, objetivou-se analisar a sequência de abertura da websérie Jessica Jones (2015) em contraponto com a coleção de graphic novel Alias (2001-2004), utilizando como pressuposto teórico o conceito de remediação postulado por Bolter e Grusin (2000). Buscou-se evidenciar características do processo de remediação, bem como examinar as duas lógicas basilares nesse processo - imediação (immediacy) e hipermediação (hypermediacy) – na websérie, por meio de uma análise de corpus. Tal discussão põe em xeque o modo como as mídias vem incorporando e renovando conteúdos, de forma reconhecidas ou não pelos espectadores. Ademais, traçamos um breve panorama sobre a narrativa transmidiática da personagem, protagonista nas duas mídias, Jessica Jones, listando canais de mídia que compõem a sua narrativa.


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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069