A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO SOBRE O ENSINO DA LEITURA: UMA REFLEXÃO PARA FORMAÇÃO DO LEITOR

Julia Aguiar Aguiar da Silva

Resumo


A leitura é um hábito correntemente presente em uma sociedade moderna. Tal hábito muitas vezes é mal interpretado nas diversas esferas educacionais, dos quais é atribuído apenas aos professores da disciplina de língua portuguesa a missão de se trabalhar com aulas de leitura. O objetivo da presente contribuição é colocar em pauta – ainda que de modo sucinto – o que vem a ser o processo de leitura e seus reais significados no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa do Brasil. Em outras palavras, o objetivo da presente contribuição é apresentar de modo sucinto características norteadoras quando se trata do processo de ensino da leitura no campo dos estudos das ciências da linguagem, principalmente quando se observa o âmbito da disciplina língua portuguesa. Para isso, far-se-á uso de teóricos especialistas no assunto levando em considerações estudos referenciais na pós-graduação no curso de Letras do Campus de Belém da Universidade Federal do Pará. Assim, como, destacar o papel da leitura em outros âmbitos formativos (disciplinas). Faz-se uso de pesquisa bibliográfica por meio de textos acadêmicos que abordam tanto a problemática da língua/linguagem e o processo de ensino-aprendizagem da leitura. Para alcançar o objetivo traçado torna-se necessário o uso de teóricos que colocam em relevo o papel da leitura na sociedade brasileira como Antunes (2003, 2009) e Oliveira (2010), sem esquecer-se de nortear o leitor acerca de qual concepção de língua é utilizada neste artigo (BRASILEIRO, 2016). Percebe-se, por meio do presente texto, a importância de uma reflexão maior sobre a problemática da leitura no processo de ensino-aprendizagem do português e a urgente formação do docente de português do Brasil que se faça consistente para uma escola mais contemporânea.


Palavras-chave


Leitura. Português brasileiro. Ensino-aprendizagem. Texto.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069