Normas para publicação

A revista Falas Breves é uma revista da área de Humanidades, da Faculdade de Letras do Campus Universitário do Marajó/Breves, e obedece as seguintes normas de publicação:

1. Podem ser submetidos artigos, resenhas e entrevistas relacionados à literatura, linguística, a artes e áreas afins.

2. Textos poéticos e ficcionais têm temática livre.

3. Os autores (de artigos) devem ser educadores (não necessariamente da área de Letras). Alunos de graduação poderão participar em coautoriacom seus orientadores.

4. Todos os textos devem ser inéditos. Durante a avaliação, os textos não podem ser submetidos a outros processos de publicação.

5. Os textos devem seguir o acordo ortográfico em vigor.

6. As resenhas devem tratar de edição ou reedição, cuja data de publicação não seja anterior a cinco anos, contados a partir do último número da revista Falas Breves.

7. Os textos críticos serão avaliados por um parecerista ad hoc. Os demais textos serão avaliados por alunos de graduação que fazem parte do comitê editorial da revista.

8. Os textos críticos serão: indicados para publicação, indicados para reformulação ou não indicados. Os editores reservam-se o direito de selecionar os textos para publicação conforme critérios de relevância da CAPES;

9. Os ensaios críticos enviados devem seguir as normas da ABNT, segundo a formatação abaixo – caso contrário, serão devolvidos para seus autores:

- Mínimo de 8 e máximo de 15 páginas, incluindo notas e bibliografia. Resenhas, entrevistas e textos poéticos ou ficcionais ficam desobrigados do limite mínimo;

- Margens de 2 cm. Uso da fonte times, corpo 12, espaço 1,5;

- O texto deve ser iniciado com o título em caixa alta, em negrito e vir centralizado;

- Abaixo do título, colocar o nome do autor, alinhado à direita da página, e indicar, em nota de rodapé, o tipo de vínculo e a(s) instituição(ões) a que pertence;

- Todos os artigos devem apresentar dois resumos (um em português e outro em inglês), logo após o título e o nome do autor, com a seguinte formatação: fonte times, corpo 11, espaço simples. Mínimo de 4 linhas e máximo de 20, segundo a formatação exigida. Depois de cada resumo, acrescentar não mais que 5 palavras-chave, seguindo a mesma formatação, em português e em inglês. O título do trabalho também deve vir em inglês, abaixo do resumo e das palavras-chave em português. Resenhas e textos poéticos/ficcionais ficam desobrigados dos resumos e palavras-chave;

- As citações de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas duplas (“”), seguidas do sobrenome do autor (em caixa alta), ano de publicação e página(s) entre parênteses: (SOBRENOME, ANO, p. 00). Para assinalar termos no interior de uma citação, usar aspas simples (‘’);

- Citações com mais de 3 linhas devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo 11, espaço simples, sem aspas, sem itálico e também seguidas do sobrenome do autor (sempre em caixa alta), ano de publicação e página(s) entre parênteses: (SOBRENOME, ANO, p. 00);

- Títulos de livros e de obras de arte, no corpo do texto, devem ser escritos em itálico, sendo que apenas a letra inicial deve ser maiúscula: Título do livro. Títulos de poemas, contos, artigos publicados em periódicos ou capítulos de obras devem vir entre aspas duplas (“”);

- A bibliografia deverá ser colocada no fim do texto, organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e conter todas as obras citadas ao longo do artigo. Ela deve seguir as seguintes disposições:

Para livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação. Para autores de língua estrangeira traduzidos para o português, não se esquecer de acrescentar o nome do tradutor: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro. Trad. Nome do tradutor. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação.

Para artigos publicados em revistas e periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo”. Nome do periódico, série do periódico, Local de publicação, v. Volume do periódico, n. Número do periódico, p. Páginas em que está presente o artigo, data.

10. A submissão de textos para avaliação pressupõe a concordância dos autores com as normas acima citadas e com a declaração de direito autoral.

 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Falas Breves que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.

O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da revista Falas Breves a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.

O autor(es) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na revista Falas Breves, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.

Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.

Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material a esta revista, a plena concordância com estes termos e com as normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.