Normas para publicação

A Revista Falas Breves tem publicação anual. Vinculada à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó - Breves, ela obedece às seguintes normas de publicação:

1. Podem ser submetidos artigos, resenhas e entrevistas inéditos. Aceita-se contribuições inter e multidisciplinares, privilegiando os estudos literários, linguísticos, ensino, aprendizagem e estudos culturais, abordando questões regional, nacional, internacional. Publica resultados de pesquisas, estudos teóricos, resultados de práticas de ensino e/ou aprendizagem. Casos que fujam ao aqui exposto serão avaliados pelos pareceristas.  

2. Textos poéticos e ficcionais têm temática livre. Cada autor poderá submeter até três (3) textos literários. Cada  texto não poderá ultrapassar três (3) páginas A4. Letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5.

3. Os autores de artigos, resenhas,  entrevistas e textos literários podem ser pesquisadores, docentes, pós-graduandos e estudantes de graduação (para estes apenas os textos literários não precisam ser em coautoria com o orientador, para os demais é preciso ser em coautoria com um orientador).

4. As resenhas devem tratar de edição ou reedição, cuja data de publicação não seja anterior a dois anos, contados a partir do último número da revista Falas Breves. Quanto à estrutura, deve seguir as normas da ABNT e não podem ultrapassar 2 (duas) páginas A4.

5. As entrevistas devem ser com autores renomados regional, nacional ou internacionalmente. Não devem ultrapassar 3 (três) páginas A4.  Letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5.

6. Todo  texto deve ser inédito. Durante a avaliação, os textos enviados  não podem ser submetidos a outros processos de publicação.

7. Os textos devem seguir o acordo ortográfico em vigor.

8. Os textos críticos serão avaliados por dois ou mais pareceristas pertencentes ao Conselho editorial e pareceristas ad hoc. Os textos literários serão avaliados por alunos de graduação que fazem parte do Conselho editorial da revista ou pareceristas ad hoc.

9. Os textos críticos serão: aceitos, aceitos mediante reformulação ou não aceitos. Os textos aceitos, após a ratificação da Comissão editorial serão publicados.  Os editores reservam-se o direito de selecionar os textos para publicação conforme critérios de relevância da CAPES. Já os literários serão: aceitos ou não aceitos.

10. Os textos críticos enviados devem seguir  a formatação abaixo – caso contrário, serão devolvidos para seus autores:

Mínimo de 8 e máximo de 15 páginas, incluindo notas e bibliografia. Resenhas, entrevistas e textos poéticos ou ficcionais ficam desobrigados do limite mínimo;

- Margens de 2 cm. Uso da fonte times, corpo 12, espaço 1,5;

- O texto deve ser iniciado com o título em caixa alta, em negrito e vir centralizado;

- Abaixo do título, colocar o nome do autor, alinhado à direita da página, e indicar, em nota de rodapé, a titulação, o tipo de vínculo e a instituição a que pertence o/a autor/a;

- Todos os artigos devem apresentar dois resumos (se o texto estiver escrito em língua portuguesa o segundo resumo deverá ser em inglês ou espanhol; se o texto estiver em inglês ou espanhol, o segundo resumo deverá ser em língua portuguesa). O resumo deverá vir  na linha abaixo do nome do autor, à esquerda da página,  com a seguinte formatação: fonte times, corpo 11, espaço simples. Mínimo de 4 linhas e máximo de 20, segundo a formatação exigida. Depois de cada resumo, acrescentar não mais que 5 palavras-chave, seguindo a mesma formatação. Logo abaixo do primeiro resumo e das palavras-chave deverá estar o segundo resumo traduzido juntamente com o título e as palavras-chave; Resenhas, entrevistas e textos poéticos/ficcionais ficam desobrigados dos resumos e palavras-chave;

- As citações de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas duplas (“”), seguidas do sobrenome do autor (em caixa alta), ano de publicação e página(s) entre parênteses: (SOBRENOME, ANO, p. 00). Para assinalar termos no interior de uma citação, usar aspas simples (‘’);

- Citações com mais de 3 linhas devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo 11, espaço simples, sem aspas, sem itálico e também seguidas do sobrenome do autor (sempre em caixa alta), ano de publicação e página(s) entre parênteses: (SOBRENOME, ANO, p. 00);

- Títulos de livros e de obras de arte, no corpo do texto, devem ser escritos em itálico, sendo que apenas a letra inicial deve ser maiúscula: Título do livro. Títulos de poemas, contos, artigos publicados em periódicos ou capítulos de obras devem vir entre aspas duplas (“”);

- A bibliografia deverá ser colocada no fim do texto, organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e conter todas as obras citadas ao longo do artigo. Ela deve seguir as seguintes disposições:


Para livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação. Para autores de língua estrangeira traduzidos para o português, não se esquecer de acrescentar o nome do tradutor: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro. Trad. Nome do tradutor. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação.

Para artigos publicados em revistas e periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo”. Nome do periódico, série do periódico, Local de publicação, v. Volume do periódico, n. Número do periódico, p. Páginas em que está presente o artigo, data.

11. A submissão de textos para avaliação pressupõe a concordância dos autores com as normas acima citadas e com a declaração de direito autoral.

 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na Revista Falas Breves que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.

O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Falas Breves a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.

O autor(es) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Falas Breves, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.

Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material a esta revista, a plena concordância com estes termos e com as normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.


Revista Falas Breves
ISSN 2358 1069
Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará – UFPA
Campus Universitário do Marajó - Breves
Breves – PA, Brasil